Visitas à Unidade
Ensino Secundário
A Unidade Tecnológica de Radioesterilização (UTR) recebe todos os anos dezenas de visitas de alunos do ensino secundário no sentido de dar a conhecer as vantagens da irradiação de produtos por Cobalto-60. Pretende-se sensibilizar os mais jovens para o facto da irradiação ser um processo físico em que os alimentos são expostos a radiação ionizante de alta energia (dose e tempo controlado), com o objetivo de melhorar a segurança dos alimentos.
Devido ao desconhecimento desta técnica é importante transmitir a ideia de que se trata de um procedimento que não deixa resíduos tóxicos, não aumenta a temperatura do alimento e as alterações sofridas pelos componentes nutricionais são, em geral, inferiores a outros tipos de processamento de alimentos.
O uso da irradiação encontra-se validado por organismos internacionais, como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a OMS (Organização Mundial para a Saúde) e na União Europeia pela Diretiva 1999/2/EC.
Encontros com Empresários
No âmbito das suas actividades de I&D, o CTN promove também encontros sectoriais com empresários do sector agroalimentar do Concelho de Loures, para debater temáticas no âmbito das ciências da vida, saúde e farmacêutica.