Infraestruturas
A Unidade Tecnológica de Radioesterilização (UTR) é uma instalação de fonte auto-selável, com dimensão semi-industrial, projectada para operar 24 horas por dia, podendo funcionar em modo contínuo ou modo batch. O irradiador da UTR, contendo fontes de Cobalto-60 é um irradiador planar que, quando na posição de armazenamento se encontra abaixo do solo num contentor seco de betão, blindado com blocos de aço. A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) classifica na Categoria I* a câmara de irradiação.
*IAEA Safety Standards, NºSSG-8 Specific Safety: "Radiation Safety of Gamma, Electron and X Ray Irradiation Facilities", Capítulo 3: Types of Irradiator. http://www-ns.iaea.org/standards/
Áreas Principais
A UTR encontra-se dividida em duas áreas distintas:
- Área controlada (Zona 1): câmara de irradiação (e acesso, vedada com rede) e sala de comando;
- Área supervisionada (Zonas 2 e 3): restantes espaços (cozinha, escritório, oficinas e zona administrativa).
Esta classificação baseia-se na exposição à radiação, sendo que a Zona 1 é a mais exposta (exposição ocupacional) e as Zonas 2 e 3 as menos expostas (público e população em geral). Todas as áreas da instalação são de acesso restrito (cf. procedimentos internos) encontrando-se devidamente identificadas e sinalizadas.
A1 - Corte transversal da UTR, com as principais áreas: 1. Irradiador; 2.
Câmara de Irradiação; 3. Paredes de proteção biológica; 4. Labirinto; 5.
Posições de irradiação; 6. Estação de carregamento e descarregamento; 7.
Armazém do produto antes da irradiação; 8. Armazém do produto após
irradiação.
Câmara de Irradiação
A câmara de irradiação integra tubos em aço-inox, onde se encontram fontes seladas de 60Co. Na posição de armazenamento, o irradiador fica recolhido num sarcófago blindado. Este escudo biológico contra as radiações, integra ainda um labirinto com 23,3 metros de extensão, através do qual se acede ao interior da câmara de irradiação (vd. Figura A2).
A2 - Diagrama 3D da UTR: 1. Irradiador plano; 2. Escudo biológico; 3. Posições de irradiação em ciclo; 4. Posições de espera; 5. Sistema de carga, rearranjo e descarga dos contentores; 6. Trajectória dos produtos em ciclo de irradiação.
Fora do labirinto existe a sala de controlo, onde o operador monitoriza e comanda todos os processos.
Sistema de Controlo e Segurança
O Sistema de Controlo da UTR (autómato) encontra-se remodelado, assentando num:
- sistema de supervisão;
- sistema de alarmes;
- sistema de monitorização/notificação;
- sistema de documentação do processo.