• image facebook icon
  • image twitter icon
  • image linkedin icon
  • image youtube icon
  • image instagram icon
  • image feed icon

Notícias e Projetos

Notícias

  • Um ano de pandemia: o Técnico não parou no combate ao coronavirus
    A transmissão do vídeo sobre a adaptação do Técnico à pandemia COVID-19 foi apresentado na sessão solene comemorativa dos 110 anos do Instituto Superior Técnico, que teve lugar no dia 21 de maio de 2021, sexta-feira, pelas 14h - Cerimónia Comemorativa virtual. A abertura da sessão solene contou com a presença do Presidente do Instituto Superior Técnico, Professor Rogério Colaço, tendo contado com a intervenção do Comissário das Comemorações, professor Ricardo Bayão Horta, de ente outras individualidades. Programa.
  • Esterilização de zaragatoas
    RTP1 Portugal em Directo, 09-02-2021
    (Jornalista: Catarina Isaac Carvalho)

    Esta é a única unidade tecnológica radioativa de Cobalto da Península Ibérica. Pertence ao Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e funciona há 33 anos na Bobadela, no Concelho de Loures, mesmo ao lado do edifício do já desactivado reator nuclear. É aqui que, desde o início da pandemia, se esterilizam todas as zaragatoas que se produzem em território nacional. No caso das zaragatoas, aquilo que se pretende eliminar com a esterilização radioactiva são os microorganismos provenientes do fabrico e do manuseamento (...).
  • "Eu não tenho vida." Zaragatoas, raios gama e testes à Covid
    TSF Notícias, 02-01-2021
    No laboratório do Instituto Superior Técnico que esteriliza zaragatoas usadas nos testes à Covid, há hoje muito mais trabalho do que nos primeiros meses da pandemia. Durante horas, as zaragatoas são submetidas a radiação gama, suficientemente forte para matar uma pessoa "em poucos minutos".
    Eduardo Alves, Diretor-adjunto do Laboratório de Aceleradores e Tecnologias de Radiação (LATR), explica à TSF que chegam diretamente da fábrica, são encaixotadas e é dessa forma que se submetem à radiação, num processo a que os técnicos chamam "irradiação" e que se aplica a muitos outros materiais. No caso das zaragatoas, "são usadas só uma vez. Ficam estéreis. Não têm qualquer contaminação possível" (...).
    Sandra Cabo-Verde é a responsável pelo Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Áreas Limpas. É ela que recebe essas amostras e trata de "pôr fim à vida" do coronavírus. Trata-se de "rebentar" o vírus, retirar-lhe o material genómico, para depois poder estudá-lo. Após a recolha, as amostras seguem para o Técnico. É lá que se determina o resultado final: negativo ou positivo. Ler mais ("Sala de Comando" e "Nós somos Radioactivos")
  • Canábis. Dois anos depois, Infarmed ainda não autorizou descontaminação
    TSF Notícias, 01-01-2021
    No Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico (IST), em Loures, está tudo a postos para descontaminar a canábis, com recurso a radiação gama. Mas a operação ainda não pode avançar, porque ainda se aguarda a autorização do Infarmed. Até lá, ainda não há produtos à base de canábis nas farmácias portuguesas; e os que se vendem em algumas lojas em Portugal vêm de fora do país, sobretudo da Holanda e de França. Ler mais

[Mais notícias]

Projetos

  • IAEA TC Project RER/1/017 (2015-2017): "Using Advanced Radiation Technologies for Materials Processing", Eduardo Alves, Coordenador português.
  • IAEA POR/8/002 (1983-1988): "IAEA Programme of Cooperation and Technical Assistance", E. Andrade, Coordenador Português.

 

N.B.: As notícias fazem alusão à Unidade Tecnológica de Radioesterilização (UTR), pertencente ao Laboratório de Aceleradores e Tecnologias de Radiação (LATR), atual Laboratório de Radioesterilização (LR).

Técnologia ùnica Tecnologia Única

Disponibiliza um conjunto de serviços únicos em Portugal. Para saber mais leia os folhetos que disponibilizamos para si.

Validade do ProdutoTempo de Vida

Qualificamos o seu produto maximizando o seu prazo de validade, dando-lhe uma mais-valia.

Ler mais »

Áreas de Intervenção

  • Dispositivos Hospitalares
  • Proteses Médicas
  • Produtos Farmacêuticos
  • Produtos Cosméticos
  • Matérias Primas: Alimentares e Farmacêuticas
  • Produtos de Embalagem: Genéricos
  • Materiais de Laboratório
  • Cortiça para Vitivicultura
  • Obras de Arte